terça-feira, 14 de maio de 2013

PIBID Espanhol UFSC no II CIPLOM em Buenos Aires




Grande parte dos pibidianos de espanhol da UFSC, além das coordenadoras do grupo, prestigiaram o II CIPLOM - Congresso Internacional de Professores de Línguas do Mercosul - realizado em Buenos Aires dos dias 06 a 10 de maio de 2013. Foi uma grande oportunidade de conhecer a produção acadêmica dos docentes de espanhol do Brasil e da América Latina, em um evento com um número bastante expressivo de docentes e pesquisadores.


As pibidianas Cecilia e Elsa com as coordenadoras Andréa e Juliana












Da esquerda para a direita, as coordenadoras PIBID
Andréa Cesco - UFSC, 
Nylcéa Pedra - UFPR,
Juliana Bergmann - UFSC e Cristina Boéssio - UNIPAMPA


Contando com a presença das coordenadoras dos PIBIDs de Espanhol da UFPR, Nylcéa Pedra, da UNIPAMPA, Cristina Boéssio, e da UFSC, Andréa Cesco e Juliana C. F. Bergmann, uma mesa redonda foi montada para discutir a situação do ensino da língua espanhola na região sul do Brasil e a contribuição do PIBID para o cenário regional no incentivo à docência.


Professoras Andréa Cesco (esq.) e Juliana Bergmann (dir.) 
durante a apresentação de trabalho no II CIPLOM
Com a apresentação intitulada "O ensino de Língua Espanhola em Santa Catarina: entre a lei e a realidade", as professoras Andréa Cesco e Juliana Cristina Faggion Bergmann apontaram dados preocupantes sobre a situação preocupante do ensino do espanhol nas escolas básicas da rede pública do Estado de Santa Catarina, alertando para a necessidade de uma reação política dos professores para mudanças no quadro de declínio da oferta do espanhol que vem se apresentando.

Infelizmente, de acordo com as apresentações das professoras Nylcéa e Cristina, nos Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, a situação parece não ser muito diferente.
Mas o momento foi também uma importante oportunidade para a integração entre os pibidianos de diferentes instituições, que puderam trocar ideias sobre suas experiências.

Pibidianos das diferentes instituições

E foi unânime a percepção de que o PIBID dentro da escola traz energia para professores e alunos e contagia a todos em prol da aprendizagem da língua espanhola na região sul do Brasil.

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